Calma "vovós" de primeira viajem...
não é nada díficil cuidar de sua gata e os filhotinhos, sem pânico veja dicas...
1º Faça um local quentinho e seguro para os filhotes serem amamentados pela mãe, pegue uma caixa de papelão aberta em cima com paredes com no minimo 60cm de altura (para os filhotes não cairem enquanto aprendem engatinhar, coloque uns panos fofos e quentinhos (filhotes devem estar sempre aquecido e confortáveis por serem muito frágeis), e deixem um pouco perto da caixa potes de ração e água (caso sua gata fque muito tempo sem comer (ponha o potinho de ração dentro da caixa) e se ela ficar o dia inteiro sem tomar água (pegue uma ciringa e puxe a água e coloque no canto da boca da gata discretamente), é importante a gata se alimentar bem e tomar água para produzir o leite dos filhotes.
2º Deixe que sua gata dê cria naturalmente. A menos que você note que ela está tendo complicações; nesse caso, chame um veterinário. Os gatinhos saem da vagina envolvidos em uma membrana. A gatinha lambe essa membrana e os filhotes ficam perto da mãe para ficarem quentes e mamar. Não mexa nos gatinhos nesse momento. Deixe que a mão tome conta deles.
3º Conheça a rotina de alimentação dos gatinhos. A maioria dos recém-nascidos mama a cada 1 ou 2 horas. Quando eles tiverem 3 ou 4 semanas, você pode dar a ele substitutos de leite e depois passar para comida mole para gatos de 4 a 6 vezes por dia.
Gatinhos entre 6 e 12 semanas devem ser alimentados com comida de gato 4 vezes por dia.
Gatinhos de 3 a 6 meses devem ser alimentados 3 vezes por dia.
4º Treine os gatinhos para usar a caixa de areia. Quando os gatinhos tiverem 1 mês, você pode colocá-los na caixinha de areia depois de comerem. Corte uma porta na caixa para que fique mais fácil para eles entrarem e saírem.
5º Tome cuidado ao mexer nos gatinhos. Evite pegar os filhotes durante a primeira semana de vida. Você pode começar a mexer neles depois da segunda semana, mas tome muito cuidado. O momento entre a segunda semana e o fim do primeiro mês é importante para que os gatinhos socializem e fiquem confortáveis com contato humano.
6º Intervenha se sua gata abandonar os filhotes ou machucá-los. Tome as seguintes atitudes:
Mantenha os filhotes aquecidos. Embrulhe uma garrafa de água quente em uma toalha e coloque na caixa dos gatos. Deixe espaço para que eles saiam de perto do calor se quiserem.
Procure uma mãe adotiva. Fale com seu veterinário, com um criador de gatos ou com a associação protetora de animais da sua região. Talvez você possa encontrar uma mãe adotiva para os filhotes.
Fale com o veterinário antes de começar a alimentar os filhotes. O veterinário vai explicar sobre o tipo de leite correto para alimentar os gatinhos. Nunca dê leite de vaca aos gatos.