quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Shih Tzu sobre a raça, enxoval, cuidados e muito mais...




      





Histórico

A origem desta raça está envolvida por muitos mistérios, sabe-se, porém, que estes pequenos cãeszinhos foram criados nos palácios pelos eunucos para agradar a nobreza. Parentes distantes dos pequineses vivam sentados em almofadas de cetim e corriam pelos jardins da corte que eram muito bonitos e decorados como mármore.


Shih tzu


Expectativa de vida

Os Shih Tzus vivem entre 12 e 16 anos.


Tamanho e peso

27,7 cm
4.5 kg a 8.1 kg


Características da raça, personalidade e temperamento

Cada cão possui sua razão de ser: A função dos Shih Tzus é a de exclusivamente doar amor. Eles não caçam, mordem, perseguem ou atacam eles simplesmente amam estar com você. Embora costumem latir ao sentirem a presença de alguém à porta, rapidamente tornam-se amigos dos visitantes uma vez que percebam que eles também são amigáveis e não alguém desagradável.
São exelentes com outros animais domésticos.


Cuidados necessários

Os Shih Tzus são cães domésticos e vão adorar ter acesso a um jardim bem cercado. Contudo se você mora em um flat ou apartamento eles ficarão contentes em passear diariamente na coleira com você. Um banho semanal para manter a pelagem e pele de seu cão limpas precisa ser acompanhado de uma secagem com ar para assegurar que ele não apanhe um resfriado.




Enxoval

- caminha

- bebedouro e comedouro (recomendo que o bebedouro seja de bilha, é melhor para cães de pelo longo)

- local para necessidades (pode ser pipi dollys, tapetes higiênicos ou até mesmo o seu jardim caso vc more em casa - não recomendo usar jornal porque tende a deixar um cheiro forte na residência)

- ração de qualidade (recomenda-se superpremium, como Royal Canin, Hills, Eukanuba, Premier, Proplan, etc)

- creme dental (recomendo o C.E.T. da Virbac - é bem mais caro que os outros, mas é extremamente palatável e tem função enzimática)

- escova dental ou dedeira

- fluido para limpeza dos ouvidos

- soro fisiológico ou fluido para limpeza dos olhos

- escova/pente e elásticos para as chucas (tente acostumar seu filhote a ser escovado desde bebe, embora vá demorar um tempo para ele ter pelos suficientes para usar chuca)

- coleira para passeios (lembrando que seu shih tzu so poderá sair de casa após terminar o ciclo de vacinação de filhote)

- brinquedos, muitos brinquedos! dos mais variados tipos, como bolinhas, bichinhos de pelucia, brinquedos de borracha, cordas, etc. Sugiro que vc adquira pelo menos um brinquedo de cada tipo para descobrir o favorito do seu bebe. E uma cesta pra guardar todos esses brinquedos (embora provavelmente eles fiquem espalhados pela casa)




Cuidados                              
Para evitar doença e lesões no filhote, deve-se tomar cuidados como: 


-          O ambiente não deve ter objetos perigosos, como plantas espinhosas e enfeites pontiagudos. (A úlcera de córnea geralmente é causada por ferimentos na vista).

-          É essencial que o exemplar desta raça viva com acesso permanente à sombra, que tenha água fresca disponível, que não passeie em horários quentes e nem fique dentro de veículos ou lugares abafados. (evita Hipertemia).

-          Outros cuidados como oferecer uma ração de boa qualidade e a qual ele se adapte bem, não submeter o cão a stress, impedir que ele tenha um contato direto com produtos de limpeza e evitar muitos banhos (semanal é suficiente). (evitam vários problemas como as dermatites).

-          Limpeza superficial do ouvido, que não retire toda a cera protetora e nem acabe causando ferimentos. (A limpeza semanal dos ouvidos previne otites).

-          Devemos manter as unhas curtas. Porém, tem que se ter muito cuidado com o corte de unhas, pois em todos os caninos as unhas têm sangue e só devem ser cortados por alguém com experiência. (para evitar que machuque os olhos ao se coçar).

-          A escovação diária dos dentes com a escova e pasta própria para cães e o uso dos ossinhos e biscoitos próprios para cães é essencial. (diminui à incidência de tártaros).



Reprodução do Shih Tzu        

O surgimento do 1º cio tem uma grande variação entre as cadelas, mas normalmente se dá entre oito e dez meses de idade.entre oito e dez meses de idade. 
Não se deve deixar uma fêmea cobrir no 1º cio e deve ser avaliado o estado corporal antes de resolver acasala-la. O cio ocorre a cada seis a oito meses. A gestação canina dura entre 58 a 63 dias. Os machos iniciam a vida reprodutiva em torno de oito meses de idade, mas só devem ter sua primeira cobertura a partir de um ano.






                                           Banho

Os que mantidos com pêlo longo devem tomar a cada 5 dias e os tosados podem tomar banho apenas uma vez por semana. Antes de banhar seu Shih Tzu, é aconselhável tirar os nós, depois de molhados, os pêlos embaraçam muito e ficam mais difíceis de trabalhar. Os nós impedem a escovação e favorecem a queda dos pêlos. Primeiramente deve-se borrifar condicionador diluído sobre os pêlos (diluídos com água, tanto o condicionador como o xampu, facilita que penetrem na pelagem, diminuindo a necessidade de esfregar a pelagem, o que quebra o pêlo). Eles ficam mais macios e quebram menos ao serem tirados os nós. Tire os nós abrindo-os com a mão e depois passando a escova de pinos sem bolas. Usar xampu 2 em 1 com condicionador, diluídos, para cabelos secos. Os pêlos não devem estar oleosos; se estiverem, é preciso tirar a oleosidade antes, lavando-os com xampu sem condicionador, diluído, e enxaguando-os bem. Passar condicionador termo-ativado, diluído, seu efeito é deixar os pêlos soltinhos. É ativado com o calor do secador. Logo depois de passar o condicionador, deve-se retirar o excesso, sem esfregar. Um jato de água ajuda nesta tarefa. Secar o cão com uma toalha fina, passando sempre no sentido dos pêlos, sem esfregar. Finalmente passar o secador e escovar – usar secador morno, a 30 cm dos pêlos. A secagem ao sol deixa os pêlos frisados. Enquanto o secador é usado, escova-se a pelagem, passando a escova sempre no sentido dos pêlos (não usar pentes, pois quebram muito os pêlos). Secar bem, com ATENÇÃO na raiz, pêlos úmidos favorecem o crescimento de fungos que causam dermatites. Um acabamento pode ser feito com um pente fino nos pêlos do focinho e um pente mais grosso no resto do corpo. Estando bem sequinho e penteado, agora é só pôr um lacinho na cabeça, assim além de mais bonito o Shih tzu poderá ver melhor.




Vacinas:
 

Para que o animal inicie o programa de vacinação e desenvolva imunidade satisfatória,
é necessário que esteja livre de endo (vermes) e exoparasitoses (pulgas, carrapatos) e
que esteja saudável. Animais doentes não podem ser vacinados. O programa de  imunização deverá ser feito junto ao Medico Veterinário.

PROGRAMAÇÃO e IDADE das VACINAS

045 dias 1º dose de V-8 ou V-10
066 dias 2º dose de V-8 ou V-10
087 dias 3º dose de V-8 ou V-10
108 dias 4º dose de V-8 ou V-10 + anti-rábica
OS PASSEIOS SERÃO PERMITIDOS APÓS A CONCLUSÃO DO PROGRAMA DE VACINAÇÃO.




Vermifugação:
Em filhotes, a primeira dose é aplicada com 15 dias, a segunda aos 30 dias, a terceira dose aos 45 dias, a quarta dose do vermífugo é aplicada aos 60 dias, a quinta dose aos 75 dias e o reforço com 90 dias.

Após 90 dias o filhote deve ser vermifugado mensalmente, até completar 6 meses, e após estar com essa idade, a vermifugação pode ser trimestral.

Compre sempre um vermífugo de boa qualidade, pois hoje já existe alguns que além
de combaterem vermes, combatem a Giardia também.


                     Boa sorte com seu Shih Tzu !!!
                                                                                                         amo-meupet.blogspot.com.br

5 comentários:

  1. Amei a explicação pois quero cuidar da minha Evy com o máximo de carinho amor.Vermifugar vacinar rodar é um aumento ato de amor MAIOR para quem quer seu (animal) amigo saudável e feliz.Obrigada pelas dicas e informações.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, shihtzu é mesmo tudo de bom, amo os meus!
    Eu queria recomendar um site muito legal que li muito sobre a raça desses cachorros bem fofos!

    ResponderExcluir
  3. Muito importante essas informações,estou querendo adotar uma fêmea (Cacau)
    e quero cuidar dela com muita responsabilidade

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedora, sua explicação! Vou receber meu filhote e não tenho nenhuma experiência com cães.

    ResponderExcluir